quinta-feira, 12 de julho de 2012

A MALDIÇÃO DA FOFOCA

A MALDIÇÃO DA FOFOCA
Geraldo Barboza de Carvalho

A falação da vida alheia é moeda corrente da desculpa nos mais variados ambientes sociais. Se alguém comete o menor deslize, a turma da Candinha cai de azorrague na mão sobre a potencial vítima. São os fofoqueiros de plantão, contumazes caçadores de vítimas da fraqueza humana, que posam de gente boa, mas são maldosos no agir, pensar e falar. São velozes em achar bodes expiatórios, para descarregar sobre eles o veneno da maldade, a fonte de poder dos fofoqueiros. O motivo do seu maléfico poder é a inveja: os fofoqueiros não suportam a luz da inteligência e da bondade de alguém, que ofusca a mediocridade deles. Portanto, o ataque dos fofoqueiros não é, em primeiro lugar, contra o mal que alguém fez, mas contra o bem. Seu objetivo é ofuscar a luz do bem, da verdade de pessoas competentes. A inveja os faz incapazes de admirar as qualidades e o sucesso de alguém. Por isto, querem tirá-lo do sério e o nivelar a sua mediocridade.
Mas não é só isto. Os fofoqueiros também apreciam destruir quem está no caminho do mal e posarem de inocentes. Em vez de chamar quem está o caminho errado e o tirar dele, espalham o mal que a vítima fez, para acabar de destruí-lo. São incapazes de chamar a pessoa e dialogar com ela, em busca de uma solução para o seu deslize.
"Se vês teu irmão pecar, chama-o e conversa com ele. Se ele te ouvir, terás salvo teu irmão e o assunto fica entre vocês dois. Se ele não te ouvir, chama uma testemunha ou duas. Se eles vos ouvirem, terás alvo teu irmão. Se não quer ouvir o conselho de ninguém, deixa-o fazer como quer". Mas, ao invés disto, espalha-se o mal, fazendo-se de inocente, quando se é tão pecador quanto aqueles que acusamos e julgamos. É como diz o Mestre Jesus: "Quem não tem pecado atire a primeira pedra. Por que olhas o argueiro no lho do teu irmão e não vês a trave no teu? Tira primeiro a trave do teu olho ? trave do julgamento e condenação, da incompreensão, da dureza de coração e da difamação ? e, então, ajuda teu irmão a tirar o cisco do olho dele". O perdão existe para se usar. Jesus é o primeiro a dar o exemplo. Se ele tirasse a limpo
nossas faltas e deslizes, ninguém se salvaria. Mas, "Jesus ama perdoar. Mesmo que teus pecados sejam vermelhos como escarlate, serão perdoados, O Filho do Homem não veio julgar e condenar, mas salvar os irmãos". Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que é a soma das fofocas e maldades praticadas por cada pessoa quando perde o equilíbrio por n razões. O ambiente social maléfico é criado pelas ações e palavras maldosas, a fofoca e suas conseqüências. "Se vês irmão errar e nada lhe dizes, ele morrerá, mas pedirei contas a ti". Em vez da luta pela difusão do bem no nosso meio, empenhamo-nos em espalhar o mal individual, aumentando o pecado do mundo. Todos nós somos responsáveis pelo bem e pelo mal do mundo. Não podemos apontar os erros dos outros e sonsamente fazer-se inocentes. Sonsice não cola diante de Deus nem da reta consciência.
Vamos dar uma paradinha pra revisão? Para reciclar nossos conteúdos mentais?
Varrer o lixo dos nossos corações? Não seria de bom alvitre?

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-maldicao-da-fofoca/75543/#ixzz20TJnycHV

Um comentário:

  1. O fofoqueiro acredita tão vil e fielmente em seu veneno "destilado", que não se importa por cima de quem, por cima da moral e de ideologias que outros tem, o que lhe interessa tão somente é sentir o gosto doce e suave que a sua língua rispida e dura proferiu, o seu amargo fel, um tipo de pessoas dessa nunca em sua vida amargurada será feliz de verdade... E fecham-se as cortinas o amargurado em seu canto sozinho, triste,mediocre como ele, vivendo em seu mundo cinza, sem um prisma de cor... quem és o culpado, EU por ter sido atacado na sua vil amargura e falta de capacidade ou ELE um pobre coitado generalizado pela sociedade onde ele fofoca para se defender, mas não faz nada para mudar sua baixissimas atitudes.
    Cuidado até as peçonhas as vezes não se auto imunizam contra seu veneno, um dia elas mesmo se atacam.

    ResponderExcluir