Os Utilizadores mais antigos ainda ativos no second Life, que foram vitimas do Cyberbullyng, permanecem pelos laços afetivos construídos com amigos, negócios comerciais, usando o jogo como válvula de escape para as tensões do dia a dia.
Muitas das pessoas que se afastaram do SL ocorreu devido a algum desapontamento ou mesquinharia que presenciaram ou até mesmo foram vítimas dos males do mundo virtual - cyberbullying.
Levando em consideração essa questão, observamos que as pessoas dentro do metaverso lançam-se completamente nessa fantasia, revelando suas emoções mais reprimidas no cotidiano de suas vidas, seja para Bem ou para o Mal e diante disto abre-se o portal para seus anjos e demônios.
Talvez isso tenha ocorrido devido à forma mais articulada com que as vitimas se comunicavam in world, possivelmente os agressores eram pessoas que se sentiam incomodados e começaram a se organizar no sentido de "infernizar" os que possuíam visibilidade no jogo.
Em suma, os fatores narrados acima, se desdobraram para contribuir no reforço de um espaço desfavorável para o relacionamento interpessoal, pois convivemos diariamente com uma face do nosso amigo/inimigo oculto, não oferecendo um ambiente de credibilidade para que os utilizadores se interessem em ficar no Second Life visando somente a diversão, e os que estão perdem a confiança, pois começaram a entender que foi instaurado a instabilidade e pouca confiabilidade.
A Linden Lab por sua vez, não tem tido representatividade no que tange as regras para os que fazem bullying virtual e para as vítimas, somente vem orientando para que não seja passado informações privadas de nossa vida real para outros residentes, porem não existem ações desses afim de coagir o bullying no metaverso e nos encontramos sem suporte para esse tema em evidencia no jogo.
Porém devemos pensar que nós devemos assumir alguma responsabilidade e não esperar que a Linden Lab faça o papel de nossos pais substitutos, ao iniciarmos uma nova amizade no Second Life normalmente consideramos as ações e quem nos apresentou como referencia e logo nos os incluímos no circulo de melhores amigos e assim, facilmente baixamos a guarda e nas conversas diárias passamos informações, provavelmente, mais privada do que deveríamos, e como o provedor do jogo não é capazes de controlar isso, acabamos dando a arma para nosso supostos amigos/inimigos, essa avaliação depende de nós.
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